E disse-lhe Jesus: “sigam-me, e eu os farei pescadores de homens” (Mateus 4.19). Com certeza essa é uma passagem ao qual muitas pessoas já foram tocadas, estou de acordo em que há aprendizagens únicas nela, e que hoje, no nosso estudo, eles vão te impressionar.

O chamado de Jesus em nossas vidas   Vinde Após Mim (Mateus 4.18 22)
O chamado de Jesus em nossas vidas Vinde Após Mim (Mateus 4.18 22)

Jesus tinha uma missão valiosa no momento de ser chamado, era justamente de escolher homens que fossem capazes de, após a morte de continuar pregando o evangelho da salvação. Com esta missão, ele chamou a cada um de forma diferente, mas todos com o mesmo propósito.

O mesmo apelo que existe hoje em dia em nossas vidas, em todos os momentos, Cristo está dizendo: “sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. Diante disso, será que você aceitou o chamado dele em sua vida? Será que você tem honrado esse chamado com todas as forças?

Bom, espero que ao final desse conteúdo possa ter um aprendizado muito maior em relação a esta passagem, e que além de aprender, juntos, nós podemos também colocar em prática o que se ensina. A Bíblia é o nosso maior ensinamento de conduta e caráter, devemos praticar fielmente o que esta nela.

Neste estudo de hoje, vamos aprender:

  • Introdução (Contexto da passagem).
  • O chamado divino – Vinde após mim.
  • A preocupação divina – Eu vos farei.
  • A missão divina – Pescadores de homens.
  • A diferença do chamado Pedro, e André, os filhos de Zebedeu.

Se por acaso você não conhece muito bem o passo que será analisada, aqui está:

Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhe Jesus: “sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam na barca com seu pai Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou, e eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no. (Mateus 4.18-22)

Agora que você conhece um pouco mais, podemos ir para o estudo completo. Vale a pena mencionar que publicamos também em nosso canal de um estudo sobre o tema, já tem milhares de visitas…

 

Introdução (Contexto da passagem)

Esta passagem mostra o chamado de Jesus para com quatro homens, Pedro (Simão), André, João e Tiago.

Jesus estava andando nas regiões da Galiléia, especificadamente no mar da Galiléia, que na verdade é um lago de Genesaré, quando ve/veja os primeiros dois irmãos, André e Pedro, naquele momento, eles estavam lançando as redes ao mar. Muitos afirmam que Jesus chegou e já chamou os dois primeiros, mas na realidade não é assim.

Cristo observa a conduta daqueles dois homens que estavam ali, vê-se o esforço que empenhavam aquela tarefa que estavam realizando. O Mestre já havia tido um encontro com André e Pedro, mesmo antes desta ocasião, veja:

No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; E, vendo passar a Jesus, disse: Eis o Cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? E eles lhe disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras? Ele lhes disse: Vinde e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima. Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido. Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: havemos achado o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E o levou a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). (João 1.35-42)

De acordo com esta passagem, André reconhece que Jesus é o Cristo e, em seguida, apresenta-se a Pedro. Isto afirma que o Professor observe bem antes de fazer a chamada! (Alguns comentaristas afirmam que o fato de que Jesus realmente prestado atenção com toda a veemência as atitudes deles)

Os dois irmãos estavam, naquele momento, exercendo suas atividades seculares que era pescar, ao que ganhavam a vida trabalhando para isso. A verdade é que, analisando este texto não sabemos o que gostamos de Jesus, o respeito a esses homens, mas nos demos conta de que o fato de que eles estejam trabalhando sem dúvida influência no chamado de Jesus.

O compromisso de Jesus, o chamado de Jesus é para quem está trabalhando. Antes que tire as suas conclusões e pense: “Desempregado não é chamado assim?”, eu preciso dizer-lhe que, quando eu digo trabalhar é sobre envolvido com algo e não morto em vida.

Porque o chamado de Jesus é para o trabalho, então é necessário de pessoas dispostas a exercer isso em suas vidas. Olha o que essa passagem bíblica nos diz:

Portanto, vede prudentemente como vós, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. (Efésios 5.15-16)

Insensatos: Aquele que não tem aptidão ou competência. Aptidão ou competência é adquirida no desenvolvimento de atividades. Aproveitando bem o tempo: Aproveitar cada oportunidade. Assim, remindo o tempo tem o significado de ter o poder sobre o nosso tempo, resgatá-lo e usá-lo com sabedoria para as coisas que são verdadeiramente importantes.

O exercício com a excelência do trabalho que estava proposto, não sendo ociosos ou preguiçosos exaltaram a simplicidade que Cristo buscava para seus seguidores.

E então, é feito o apelo conhecido por várias pessoas e que vamos analisar mais a fundo:

E disse-lhe Jesus: “sigam-me, e eu os farei pescadores de homens” (Mateus 4.19). Este chamado eu vou dividir em três partes, trazendo diferentes ensinamentos.

Patrocinado: Veja este Vídeo abaixo e Aprenda de forma Simples e na Pratica como Ganhar dinheiro Online começando do Zero

 

O chamado divino – Vinde após mim

Jesus começa com um chamado divino, a voz dele é “Vinde após mim”. A preocupação de Jesus, antes de a obra é como estão os operários ela, antes de alcançar aquilo que já está preparado Jesus trabalha em nosso ser. O trabalho para Cristo não começa no exercício dele, mas sim no conhecimento daquele que os chama.

Paulo escrevendo diz a Timóteo: 1 Timóteo 4.16 – tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Paulo quando escreve isto a Timóteo em outras palavras, estava dizendo: Como cuidar dos que precisam, na verdade, em um primeiro momento, quem mais precisa somos nós mesmos?

Permita-me dizer, há pessoas que precisam de cura antes de sair por aí curando, há pessoas que tem que entender o chamado de Deus, antes de mergulhar no ministério, tem gente que precisa se sentar para aprender, antes de levantar-se para ensinar.

Mas o chamado divino existe: Vinde após mim! Cristo chama-nos à atenção, proteção, preparação e direção. O que temos que fazer é entrar na presença dele, clamando por sua graça. Seja qual for o trabalho eclesiástico, deve sempre existir a entrega diante de Deus.

Irmãos(as), a dificuldade que enfrentamos diante da entrega a Cristo, perante o chamado divino Vinde após mim, justamente o conflito que existe entre os nossos desejos e a vontade de Jesus.

 

A preocupação divina – Eu vos farei

Pouco depois de que o chamado vem a preocupação divina, porque o que chama é responsável para fazer. O mesmo que falou Vinde após mim, é o que fala, e Eu vos farei.

Cristo não é o pai insensato, que dá uma obra ao filho e não acompanha de perto o resultado dela, Ele está sempre ao lado ensinando e ajudando. Porque até a obra que ele TE CONFIOU, depende dele para ser cumprida.

Vinde após mim, pois quem fará em ti sou eu. Não só somos chamados por ele, somos capacitados por ele, desde o momento em que somos ensinados por alguém, que alguém nos molda, começamos a aprender algo chamado de dependência. Porque eu dependo daquele que há em mim.

Paulo entendeu isso muito bem, que em todas as vezes que começava uma carta mostrava a dependência que tinha de Cristo:

Gálatas 1.1 – Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos)…

1 Coríntios 1:1 Paulo (chamado apóstolo de Jesus cristo pela vontade de Deus)…

2 Coríntios 1:1 Paulo, apóstolo de cristo Jesus pela vontade de Deus…

Filemom 1:1 Paulo, prisioneiro de cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador…

1 Timóteo 1:1 Paulo, apóstolo de cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus cristo, nossa esperança…

E ainda poderia citar muitos outros princípios que Paulo usou em suas epístolas, mas pôde perceber que a entrega dele para a dependência é totalmente a Cristo?

Estamos falando de um homem que realizou grandes proezas no meio da igreja, fez verdadeiramente grandes obras! Mas, todas as vezes que olhava para suas obras, entendia que quem era o maior em sua vida é aquele que o chamou.

 

A missão divina – Pescadores de Homens

Chegamos com certeza um dos assuntos que mais dos nossos erros com a igreja! Primeiro, Jesus chama, depois ele mesmo capacita e agora ele o principal objetivo de todo chamado. Qual é esse propósito? De pregar o evangelho.

Não importa qual é o dom e o talento que você recebeu, este deve ser sempre utilizado para transmitir o Cristo que está em sua vida. Se é milagre, profecia, ensino e etc, use-a sempre para que as pessoas possam ver a imagem perfeita do filho em sua vida.

Uma coisa que eu aprendi desde o início do meu ministério é o porque, vou te explicar.

  • Você quer ser usado?
  • Você quer receber o revestimento do Espírito Santo?
  • Você quer cantar e pregar?

Se você respondeu sim a qualquer uma das perguntas anteriores, que eu te faço é: “por quê?”

Não adianta querer ser usado se você está procurando a glória própria ou de reconhecimento próprio. Devemos ser cheios da vontade de Deus e vazios de nossa própria vontade! Sempre use o que o Pai lhe confiou para salvar outras vidas, de fato, em várias outras passagens da Bíblia nos mostra que este é o verdadeiro propósito:

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo que eu tenho ordenado a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28.19-20)

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. (Atos dos Apóstolos (1.8)

Então ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” E eu disse: eis-me aqui. Envia-Me! (Isaías 6.8)

Não me envergonho do evangelho, porque é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. (Romanos 1.16)

E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. (Marcos 16.15)

 

A diferença do chamado Pedro, e André, os filhos de Zebedeu. (Conclusão)

Como último aprendizagem que quero trazer vou citar os seguintes fatos, Pedro e André, no momento do chamado de Jesus estavam lançando as redes, enquanto que Tiago e João estavam consertando as redes:

E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar,porque eram pescadores. (Mateus 4.18)

E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes. (Mateus 4.21)

E porque eu insisti em falar dessa diferença? Porque é assim na vida como cristão, enquanto que alguns estão lançando redes outros vão estar falando para elas. Vou explicar ainda mais, enquanto que alguns são fortes e pescando, outros que estão fracos vão buscar os que reparadores de redes para que lhe ajudem.

Independentemente da diferença, nos damos conta de que ambos estão da glória de Deus. Não sei se neste momento você está colocando em marcha a rede ou reparando, o que sei é que Jesus tem algo bonito em sua vida e não importa o que aconteça, nunca desista! Cristo está sempre ao seu lado.

Espero sinceramente que tenha entendido mais a fundo o que se ensina neste estudo, se ficar alguma dúvida, você pode usar o campo de comentário, vamos ter o prazer de responder. Deus te abençoe!

O chamado de Jesus em nossas vidas – Vinde após Mim (Mt 4.18-22)

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta